IPVA para Carros elétricos em 2024: Entenda como funciona as isenções
Nove estados brasileiros concedem isenção de IPVA 2024 a carros elétricos, ou seja os donos não precisam pagar o valor total do imposto.
Isso acontece porque tais carros são considerados mais ecológicos, o que estimula cada vez mais governos a apoiar a medida.
O grande objetivo dos incentivos é estimular a venda de veículos elétricos. Lembrando que tais modelos já não pagam taxas de importação.
Somando isso a isenção do IPVA, o preço para ter e manter um carro elétrico pode diminuir ainda mais. A isenção pode ser parcial ou total, mas depende muito do estado onde você mora.
IPVA para Carros elétricos em 2024: Entenda como funciona as isenções
Entre os estados que aceitam a isenção do IPVA de carro elétrico estão:
- Alagoas
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
Mas cada estado tem sua regra, por exemplo em Alagoas a isenção é parcial. Nesse caso o desconto chega a 2%, valor que também deve ser concedido pelo Ceará no IPVA 2024.
Já em Minas Gerais há a isenção, porém o carro tem que ter sido fabricado no Estado, não apenas os estados concedem isenção. No Distrito Federal os carros elétricos têm isenção total do IPVA, ou seja não existe uma regra geral. Somado a isso mais estados começam a pensar sobre o assunto.
Quais outros estados estão para isentar IPVA de carro elétrico?
Três outros estados podem entrar nessa lista, Bahia, Paraná e São Paulo estão em processo de aprovar a isenção do IPVA. Em São Paulo, a Assembleia Legislativa do estado já aprovou um projeto de lei que dá incentivos fiscais a carros elétricos.
E então, o que achou dessa possibilidade de isenção? Por fim, confira também sobre a isenção de IPVA para idosos e se ela realmente existe.
Gostou das novidades? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!